Atendimento no Ecommerce

Como o atendimento da sua plataforma pode influenciar no sucesso da sua empresa!

Assim como em uma venda presencial, o atendimento em um e-commerce também pode valorizar ou destruir a imagem da empresa na internet

Quem trabalha com comércio sabe que não basta apenas ter um produto de qualidade, variedade de marcas e um preço incrível… O atendimento é essencial para concluir uma venda, principalmente em dias onde a concorrência é cada vez maior e é preciso se diferenciar de alguma maneira para sobreviver no mercado. Com o e-commerce não é diferente.

Você pode montar uma loja virtual de altíssimo padrão, funcional, responsiva e que atenda a todos os requisitos de um e-commerce de primeira linha. Se o atendimento da sua plataforma deixar a desejar, a confiança (e a compra) do cliente pode ir por água abaixo, assim como a reputação do seu comércio online. Lembre-se que o consumidor, quanto mais ele gasta no e-commerce, mais ele exige uma postura profissional da empresa.

Por isso, invista em lojas virtuais que facilitem o atendimento dentro da plataforma de e-commerce, ou seja, que os canais de contato sejam claros e objetivos dentro do ambiente virtual. Outro ponto que jamais pode ser deixado de lado é o que envolve processo de entrega das mercadorias… Um bom atendimento online deve estar preparado para responder questionamentos sobre prazo de entrega, se houve algum problema, status do pedido, etc. Para tal, é fundamental ter um sistema interligado entre as áreas da empresa para que o cliente não fique sem reposta ou tenha que esperar dias para obter uma posição.

Dicas para impulsionar o atendimento em seu e-commerce

A primeira medida que precisa estabelecer é ter um atendimento profissional, tanto por telefone, chat ou e-mail.  O cliente não tem mais tanta paciência de esperar o contato de uma empresa como tinha em outras épocas… Hoje em dia, com um clique ele pode sair do seu e-commerce, ir para o concorrente e nunca mais voltar, tudo por causa de um atendimento inadequado. A resposta ao cliente tem que ser rápida e eficiente.

Sistemas CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, podem significar uma verdadeira transformação para seu e-commerce passar uma imagem positiva e profissional no mercado online. O software já bastante difundido globalmente pode ser adaptado para qualquer tipo de loja virtual e apresenta vantagens como:

  • Agiliza o tempo de resposta ao cliente.
  • Organiza os pedidos de contato para a empresa.
  • Classifica as reclamações dos clientes.
  • Histórico: o CRM, dependendo do sistema, pode construir um histórico de contatos dos clientes, o que pode contribuir para futuras abordagens, promoções, etc.

Além disso, por se tratar de um sistema de atendimento online mais dinâmico, o CRM também aproxima o cliente da empresa, provocando uma fidelização maior. A ativação do chat online é outra estratégia fundamental, isso porque o cliente pode solicitar informações adicionais sobre o produto e a empresa, ou tirar dúvidas sobre pagamento, sem precisar sair do e-commerce. O atendimento por telefone também deve sempre estar disponível, assim como e-mail de contato e ainda uma página de FAQ adequada ao tipo de comércio online.

Bola da vez: atendimento por redes sociais

Whatsapp no Ecommerce

Assim como acontece no dia a dia de praticamente todas as pessoas, as redes sociais são importantes também para o atendimento de uma plataforma e-commerce. Canais oficiais da empresa no Facebook, Instagram e Twitter podem representam uma aproximação maior entre a marca, seus produtos e serviços, e o público final. Esclarecer dúvidas, informar preços e condições, anunciar promoções… São várias as estratégias para valorizar seu e-commerce.

Outra rede social, o Whatsapp tem influenciado diretamente no aumento de vendas em lojas virtuais de todo o Brasil. Uma boa dica é divulgar um contato (número) exclusivo no e-commerce para que o público entre em contato. Também vale a pena divulgar a novidade no Facebook, Instagram e Twitter.

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