Word Cloud "Usability"

10 Dicas de Design e Usabilidade para o sucesso do Ecommerce.

O sucesso de qualquer site de comércio eletrônico depende de uma estratégia bem desenvolvida que combina estética, usabilidade, estrutura e layout. Quando essas facetas trabalham todos juntas (juntamente com o desenvolvimento impecável e uma sólida estratégia de SEO), o site vai ser preparado para altas conversões. Aqui estão 10 princípios sequenciais que eu trago, como diretor criativo, a cada designer buscamos inovar para garantir o sucesso dos nossos clientes.

1. Conheça a sua marca

Você pode descrever o que sua loja de comércio eletrônico faz e vende em dez segundos? Será que seus funcionários e clientes dizem a mesma coisa? Se não, você precisa descobrir o que sua marca realmente é e como ele atualmente se encaixa em sua indústria / mercado. Uma vez descobertos, podem ser tomadas medidas para ajustar a forma como a sua marca é percebida e como ela está posicionada, ou seja, a escolha de tipografia adequada, juntamente com uma paleta de cores adequada e estilo. Se você já tem uma marca firmemente estabelecida, ótimo! Apenas certifique-se que seu título esteja direcionando sua loja para seu publico alvo.

2. Conheça os seus clientes

Quem quer consumir seus produtos? Você está perdendo um público potencial, grande ou pequeno, que pode aumentar a receita? Porque identificar quem são o seu público-alvo e os dados demográficos de onde eles estão, você irá garantir que sua estratégia de design faça com que essas pessoas se sintam confortáveis ​​com o design do site se sentam bem com ele. Este é o primeiro passo na construção do fator de confiança. Ao contrário de vendas na vida real, não há vendedor para orientar o consumidor através do funil de vendas. É por isso que é crucial para entender o seu público-alvo e garantir,  que através da concepção do designer sua loja inspire confiança e credibilidade.

Na InterUP, começamos o processo de conhecer seus consumidores, identificando o perfil dos possíveis compradores da loja. Através da identificação você garante uma boa experiência de usabilidade  que leva a altas conversões.

3. Concentre-se em Usabilidade

Fazer sua navegação fácil e intuitiva é uma ciência. Isso não significa que ela precisa ser excessivamente difícil ou complicada para pessoas com graus avançados e anos de experiência. Em vez disso, ele só precisa ser estrategicamente pensada. Seus produtos devem ser agrupados em categorias e subcategorias que fazem sentido. Seus produtos também devem ser apresentados em uma grade limpa com rotulagem adequada que seja de fácil leitura e visualização.

4. Dar aos usuários caminhos limpos e claros

Os usuários não saem clicando em qualquer link, apenas quanto fazem sentido e vão leva-los para uma página onde o conteúdo é interessante, organizado, e é uma evolução natural em direção a um destino. Os usuários tendem a ser dissuadidos por desordem e uma página com nenhum caminho real para seguir. Uma vez que as conversões não necessariamente acontecem na home page, dando a seus usuários caminhos claros e inteligentes. Tendo uma navegação simples e clara é um bom caminho, tendo claro as chamadas à ação e call-actions para os itens populares também é um bom caminho. Isso são três caminhos claros, adicionar um bloco de pesquisa claro e bem posicionado e agora você tem quatro caminhos estratégicos para o seu usuário entrar no funil de vendas.

O uso excessivo de links em texto também podem atravancar uma página. Eu prefiro o uso de imagens e ícones sempre que possível para fornecer uma solução visual para a navegação. Um conjunto de ícones sólido pode fornecer algum extra de olhos doces e um elemento de design inteligente para o site e ajudar a tornar a navegação mais simples. Estes são alguns dos detalhes que fazem um site competitivo e não deixar nada a desejar.

5. O que adianta ter mil patos se nenhum bota ovos?

Tenho um ditado que eu uso regularmente aqui na InterUP: verifique se ele funciona como esperado. Enquanto os usuários anseiam por uma experiência interessante e gratificante, resolver quebra-cabeças ou tentando descobrir características inesperadas ou funcionalidade não é o que eles querem. Se alguma coisa se ​​parece com um link, que deve ser um link, caso contrário, redesenhá-lo. Não inclua um efeito hover por algo que não é clicável. Usuários vêm rapidamente à conclusão de que, quando as coisas não funcionam como esperado, bandeiras vermelhas fazendo com que seus usuários questionem seu site. Ter elementos que não funcionam como o esperado pode ser o beijo da morte. Seu design e funcionalidade deve fazer todo o possível para evitar a confusão e minimizar comprometer a confiança.

6. Tenha a seu lado a tecnologia certa

É verdade, alguns de seus usuários estarão em máquinas antigas que utilizam navegadores antigos. Isso não significa que devemos projetar a web para essas pessoas. Mas isso também não significa que devemos criar sites para aqueles que utilizam apenas as máquinas mais avançadas e navegadores. O objetivo de qualquer site de comércio eletrônico é aumentar a receita e conversões. Há muitas coisas que podemos fazer para melhorar os números, mas há algumas coisas que você deve fazer para evitar uma queda nos números. Pode não ser no orçamento para ter um site de comércio eletrônico totalmente sensível, no entanto, o projeto deve ser flexível o suficiente para apresentar suas informações e conteúdo claramente na maioria dos dispositivos sem toneladas de tempo de desenvolvimento extra.

Seu loja deve evitar o uso de Flash, não só é desajeitado, mas também não é compatível com dispositivos da Apple. Evite tecnologia moderna, como a rolagem de paralaxe, é legal, mas não melhora a experiência do usuário e conversões. E, finalmente, um código limpo, semântico é o melhor amigo do seu site. Nada pode impactar positivamente a um usuário como um local de carregamento rápido que melhora a experiência e os seus produtos.

7. Google nos treinando à busca

É verdade, a pesquisa é muito importante. O design do site deve incluir um destaque, uma busca adequadamente concebida. Nós executamos com sucesso uma série de tratamentos criativos para pesquisa porque eu sinto que busca nunca deve ser um elemento descartável. Compreender o usuário vai ajudar a definir a importância da pesquisa em seu site e utilizando bons fundamentos o projeto vai te ajudar a determinar o local apropriado, estilo, textos e chamadas à ação.

8. Consistência é a chave

Um layout consistente é fundamental para um site bem sucedido. Usando sistemas de gerenciamento de conteúdo como o (SMCommerce, Vtex, Rakuten) fazer um layout consistente fácil de manter. Cabeçalho, rodapé e os produtos da grade deve ser o mesmo em todas as páginas, mas assim que se muitos dos elementos de estilo e estética. Por exemplo, o texto deve seguir os fundamentos básicos de uma boa tipografia. A paleta de cores deve ser estabelecido e rigorosamente seguidas. O tom da fotografia e do texto / descrições são importantes e devem sempre seguir o tom do seu site e siga a identidade da marca. Chamadas à ação de um site também precisa seguir uma hierarquia rígida, o que lhes mantém a cores específicas, tamanhos e estilo em todo o site. Seu design final site deve ser facilmente representada em um guia de estilo que apresenta todos os elementos de formulário, botões, famílias e tamanhos de fonte, cores e muito mais.

9. Menos é mais

Ninguém quer ser sobrecarregado com informações e conteúdo. Não se sinta obrigado a preencher todo o espaço em uma página ou empinar mais categorias em sua navegação. Manter espaços melhora a legibilidade e permite que seu conteúdo se destacar melhor. Ao utilizar uma estrutura de grade sólida a sua disposição terá um constante olhar e sentir-se em todo o site, permitindo que o conteúdo seja claro e páginas desorganização livre.

10. Donos da Apela-to-Action

Eu poderia escrever um blog inteiro sobre a importância e o poder das chamadas à ação (AKA CTA). Algumas regras sábias de ouro para CTAs: manter a constância no seu site e se concentrar no texto usado. Por exemplo, um grande apelo à ação para a sua página de contato é          “Compre Agora” em vez de “Subscribe”.


Na web uma loja verdadeiramente bem sucedida não se concretiza sem  planejamento e pesquisa. Entender esses 10 princípios permitirá que você focalize sua atenção no que é importante e crucial para um projeto de design de sucesso na web. A web é um meio incrível e produzindo um web site de comércio eletrônico de alta conversão, que oferece ao usuário uma experiência incrível.

Comesse com a compreensão desses princípios e desenvolva uma estratégia que realmente envolva seu consumidor e inspire o desejo de consumo.

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